Notícias

Morar ou investir: como será 2021 para quem quer comprar um imóvel?

20/01/2021 - Morar ou investir: como será 2021 para quem quer comprar um imóvel?

Morar ou investir: como será 2021 para quem quer comprar um imóvel?

Especialistas preveem um mercado mais aquecido do que em 2020, mas afetado por incertezas econômicas, políticas e na saúde. Veja se é hora de comprar.

 
 
Imóvel, dinheiro, tempo
(nattanan23/Pixabay)

SÃO PAULO – Os imóveis ganharam mais holofotes no último ano – seja porque as pessoas começaram a passar mais tempo dentro de casa, ou porque a inflação no setor assustou tanto quem constrói quanto quem aluga. Os juros baixos despertaram o interesse de quem busca um imóvel para morar e a valorização das propriedades chamou a atenção de quem pensa em investir em 2021. Mas como será este ano para o mercado imobiliário?

InfoMoney ouviu especialistas no setor para entender se os fatores que afetaram as propriedades em 2020 podem ser vistos em 2021. Também analisou como ficarão os preços dos imóveis e se esta é a hora certa para adquirir uma propriedade com foco em moradia ou em rendimentos.

Como a pandemia afetou os imóveis

O mercado imobiliário enfrentou números ruins nos últimos anos, refletindo a recessão econômica que começou em 2014. “2016 foi o fundo do poço, e desde então o mercado vinha se recuperando aos poucos. No segundo semestre de 2019, começou a pegar ritmo”, avalia Alberto Ajzental, coordenador do curso de Desenvolvimento de Negócios Imobiliários da FGV.

A expectativa do setor imobiliário era grande para o começo de 2020. O ano começou bem, até que veio a pandemia do novo coronavírus. A nova crise, desta vez iniciada pela área da saúde, gerou incerteza no mercado – mas não demorou para ser contornada pelos players de imóveis.

Depois de uma queda na comercialização de casas e apartamentos entre o final de março e abril deste ano, as vendas começaram a se recuperar em maio. Um cenário realmente favorável se viu de julho em diante, com pico de unidades comercializadas em agosto. Apenas na cidade de São Paulo, foram vendidas 38.287 unidades no acumulado entre janeiro e outubro de 2020, segundo os dados mais recentes do Secovi-SP, o sindicato da habitação. O número representa um crescimento de 5,57% em relação ao mesmo período do ano anterior (36.267 unidades).

No geral, a intenção de compra aumentou ao longo de 2020. Em relatório sobre o terceiro trimestre do ano passado elaborado pelo FipeZap, a proporção de respondentes que declarou intenção de adquirir imóveis nos próximos três meses apresentou nova alta. A intenção passou de 43% no segundo trimestre para 48% entre os respondentes da amostra do terceiro trimestre de 2020. O resultado estabeleceu um novo patamar recorde na série histórica da pesquisa, iniciada em 2014.

Movimentos em diversos planos explicam a vontade de comprar propriedades mesmo durante uma pandemia. Um primeiro motivo é a própria característica de ciclos longos no mercado imobiliário. “Você não consegue prever o que vai acontecer em um horizonte tão distante – são anos de construção e décadas de financiamento. Ao mesmo tempo, uma pandemia mais pontual não gera tanta volatilidade no mercado imobiliário quanto em outros setores. Então, a recuperação foi rápida”, diz Ajzental.

Outros motivos são a demanda reprimida entre 2014 e 2018; a busca por moradias com mais espaço nesta pandemia, mesmo que em detrimento da localização, o que movimentou o mercado; e a forte queda da taxa básica de juros, a Selic. Esse último ponto foi o que mais aqueceu o mercado e ajudou a superar a pandemia, na visão de todos os especialistas ouvidos pelo InfoMoney.

De agosto de 2019 a agosto de 2020, a Selic teve nove quedas seguidas, passando de 6,5% ao ano para os atuais 2% ao ano. O menor nível histórico da taxa básica de juros permitiu uma redução das taxas cobradas nos financiamentos imobiliários. O crédito pode durar até 30 anos – então, o efeito dos juros é marcante.




Fonte: https://www.infomoney.com.br/minhas-financas/morar-ou-investir-como-sera-2021-para-quem-quer-comprar-um-imovel/?fbclid=IwAR2mpqSslDfkyk78oAsb8-Gf4AUjcJNuveGFyH5K6nnnbE-1Zu8aUWa2nC8

Informe o número correto
icone-whatsapp 1
redesp_facebook.pngredesp_youtube.pngredesp_instagram.pngredesp_whatsapp.png
A Imobiliária

Acesse nosso Facebook e nosso canal do Youtube.

Contato

  Av. Sete de Setembro, nº 678, Centro, Erechim/RS

  (54) 2106 1121

  8:30 as 12:00 e 13:30 as 18:00

  Fale Conosco

  Política de Privacidade

www.rossiimoveis.imb.br © 2024. Todos os direitos reservados.
Site para Imobiliarias
Site para Imobiliarias

Esse site utiliza cookies para garantir a melhor experiência e personalização de conteúdo. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.